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Quais são as taxas de logística na Importação Marítima FCL- Full Container Load (contêiner totalmente carregado)?

CobrançaDescrição em inglêsCharge CodeClassificação
Taxa de liberação de B/LB/L FEEXNYServiço incluso no frete
THC / CapataziasTHCTHCServiço Reconhecido
ISPS CodeISPS codeXNOServiço Portuário
Taxa de LacreSealing ChargeSECServiço incluso no frete
Preparação de contêinerContainer upgradesXNCServiço incluso no frete
Taxa de Proteção de AvariasDamage Protect ChargeServiço inexistente
Taxa de LogísticaEquipment Logistic FeeXOMServiço inexistente
Taxa de AdministraçãoAdministration Fee DestinationXNGServiço inexistente
Taxa de atraso envio do draftLate S/I submission chargeXOAServiço inexistente
Correção do B/LMTD amendment XNXServiço Reconhecido
Verificação de Massa BrutaVerified Gross Mass
Fee
VGMServiço incluso no frete
Utilização de
gerador de energia
Usage of equipmentXODServiço incluso no frete
Correção de temperaturaCorrection of temperatureXOFServiço incluso no frete

Quais são as taxas de logística na Importação Marítima LCL – Less Container Load (Menos do que uma carga de contêiner)?

CobrançaDescrição em InglêsCharge CodeClassificação
B/L FeeXNYServiço incluso no frete
THC/ CapataziasTHCTHCServiço Reconhecido
Desconsolidação da CargaSea Cargo DesconsolidationServiço Reconhecido

O Cálculo de frete internacional :

Para efetuar o cálculo de frete é preciso conhecer as medidas no formato C x L x A (comprimento, largura e altura) e peso bruto da carga (peso líquido da carga em si somado à sua embalagem) e, então, saber se a cobrança será pelo peso bruto ou pela cubagem, pois existe uma grande diferença no custo final, dependendo de qual for maior.

Se a carga for mais densa, a cobrança se dará pelo peso bruto (ton – tonelada) e se a carga for volumosa, os valores serão baseados na cubagem (m³ – metros cúbicos).

Outras Taxas citadas:

TRS: A taxa TRS (Taxa de Registro de Siscarga) é cobrada pela inclusão de informação da carga no sistema da Receita Federal denominado Siscarga.  A taxa normalmente cobrada nos embarques LCL por emissão BL;

CDD (Cargo Data Declaration)/ ENS (Entry Summary Declaration): Sobretaxas cobradas para envio de declarações com detalhes de embarque com destino à União Europeia;

AMS (Automated Manifest System):  Sobretaxas cobradas para envio de declarações com detalhes de embarque com destino com destino ou transbordo nos Estados Unidos;  

THC/Capatazia (Terminal Handling Charge):  A taxa de Capatazia, também é conhecida como THC (Terminal Handling Charge – Taxa de Manuseio do Terminal).  A Capatazia é o valor cobrado pelo serviço de movimentação de mercadoria que é realizado nas instalações portuárias. No transporte marítimo LCL é  cobrado por metro cúbico ou tonelada;

TEC: A taxa de estufagem de container (A estufagem, também chamada de ovação é o serviço de acondicionamento da mercadorias no container);

A taxa TEC no transporte marítimo LCL é cobrado por metro cúbico ou tonelada;

Desova:  A taxa de Desova de container (A desova, também chamada de desestufagem é o serviço de descarregamento da mercadorias do container); A taxa de Desova no transporte marítimo LCL é cobrado por metro cúbico ou tonelada;

ISPS: A taxa  ISPS (International Security and Port Security) é uma taxa cobrada devido ao código internacional de segurança de navios e instalações portuárias, para controle de acessos e monitoramento, cobrados pelos terminais e companhias marítimas.  Taxa normalmente cobrada nos embarques LCL por emissão BL;

TSF (Terminal Security Fee) é uma taxa cobrada devido ao código internacional de segurança de navios e instalações portuárias, para controle de acessos e monitoramento, cobrados pelos terminais e companhias marítimas.  Taxa normalmente cobrada nos embarques LCL por emissão BL;

BAF (Bunker Adjustment Factor): Essa sobretaxa é aplicada para cobrir os custos relacionados ao combustível utilizado pelos navios. Devido à flutuação dos preços do petróleo, o BAF é ajustado periodicamente para refletir as variações nos custos de combustível;

CAF (Currency Adjustment Factor): Em caso de flutuações cambiais significativas entre as moedas envolvidas no transporte, como a moeda do país exportador e a moeda do país importador, pode ser aplicada a sobretaxa CAF para compensar os impactos financeiros causados pelas mudanças cambiais;

GRI (General Rate Increase): O GRI é uma sobretaxa aplicada pelos armadores quando há um aumento geral nas taxas de frete. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, como aumento dos custos operacionais, demanda elevada ou escassez de capacidade;

PSS (Peak Season Surcharge): Durante períodos de alta demanda, como a temporada de festas de fim de ano, os armadores podem aplicar uma sobretaxa para lidar com o aumento do volume de cargas e a pressão sobre a capacidade de transporte. É importante ressaltar que as taxas e sobretaxas podem variar entre os armadores e os terminais portuários, além de dependerem das rotas de transporte e das características específicas da carga;

ISF Fee:  Taxa de transmissão de informações adicionais da carga para as autoridades americanas;

LSS (Low Sulphur Surcharge): Sobretaxa ligada ao combustível de baixo enxofre, com intenção da redução da emissão de poluentes;

EBS (Emergency Bunker Surcharge)/ BRC (Bunker Recovery Cost)/ BUC (Bunker Contribution): Trata-se de uma sobretaxa  de “emergência” relacionada com o combustível, aplicada pelos armadores para cobrir os  gastos extraordinários derivados das flutuações no preço do combustível;

SCT (Suez Canal Transit): Sobretaxa aplicável por cargas que passam pelo Canal do Suez;

PCS (Panamá Canal Surcharge): Sobretaxa aplicável a cargas que passam pelo Canal do Panamá;

Adén (Aden Gulf Surcharge): Sobretaxa cobrada em cargas que passam pelo  Golfo de Aden devido aos ataques piratas;

CSF (Carrier Security Fee) / SEC (Security Surcharge):  Sobretaxa  de segurança cobrada a nível portuário;

WS (Winter Surcharge): Sobretaxa que se aplica durante a temporada de inverno para cobrir gastos extras em que incorrem os portos devido a condições meteorológicas adversas;

PSS (Peak Season Surcharge): Sobretaxa aplicável pelos armadores durante a alta temporada de embarques de contêineres;

GRR (General Rate Restoration)/ ERR (Emergency Rate Restoration):  Sobretaxa de “emergência” aplicada pelos armadores para recuperar os níveis dos fretes e manter a frequência dos serviços;

SEP (Special Equipment Surcharge): Sobretaxa que se incorpora nos fretes dos equipamentos standard dry, para obter o frete de equipamento especial (open top e flat rack, normalmente);

IMO (International Maritime Organization): Sobretaxa cobrada nos  embarques de mercadorias perigosas;

WAR RISK ou WAR SURCHARGE: Sobretaxa de frete internacional para rotas de conflitos de guerra, eventuais ou permanentes, como Oriente Médio, Venezuela, Rússia, Ucrânia,  entre outras, em que o navio, tripulação ou contêineres podem sofrer prejuízos por ataques militares ou civis;

EMERGENCY RISK: Se aplica em rotas perigosas, com grandes probabilidades de ataques piratas;

Existem outras taxas e sobretaxas que são cobradas no transporte marítimo internacional, devido a esta grande quantidade de taxas e sobretaxas, é fundamental obter cotações de frete internacional detalhadas e claras, que incluam todas as taxas e sobretaxas relevantes, a fim de evitar surpresas e garantir uma boa gestão dos custos de transporte internacional.

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