Quais são as taxas de logística na Importação Marítima FCL- Full Container Load (contêiner totalmente carregado)?
Cobrança | Descrição em inglês | Charge Code | Classificação |
Taxa de liberação de B/L | B/L FEE | XNY | Serviço incluso no frete |
THC / Capatazias | THC | THC | Serviço Reconhecido |
ISPS Code | ISPS code | XNO | Serviço Portuário |
Taxa de Lacre | Sealing Charge | SEC | Serviço incluso no frete |
Preparação de contêiner | Container upgrades | XNC | Serviço incluso no frete |
Taxa de Proteção de Avarias | Damage Protect Charge | Serviço inexistente | |
Taxa de Logística | Equipment Logistic Fee | XOM | Serviço inexistente |
Taxa de Administração | Administration Fee Destination | XNG | Serviço inexistente |
Taxa de atraso envio do draft | Late S/I submission charge | XOA | Serviço inexistente |
Correção do B/L | MTD amendment | XNX | Serviço Reconhecido |
Verificação de Massa Bruta | Verified Gross Mass Fee | VGM | Serviço incluso no frete |
Utilização de gerador de energia | Usage of equipment | XOD | Serviço incluso no frete |
Correção de temperatura | Correction of temperature | XOF | Serviço incluso no frete |
Quais são as taxas de logística na Importação Marítima LCL – Less Container Load (Menos do que uma carga de contêiner)?
Cobrança | Descrição em Inglês | Charge Code | Classificação |
B/L Fee | XNY | Serviço incluso no frete | |
THC/ Capatazias | THC | THC | Serviço Reconhecido |
Desconsolidação da Carga | Sea Cargo Desconsolidation | Serviço Reconhecido |
O Cálculo de frete internacional :
Para efetuar o cálculo de frete é preciso conhecer as medidas no formato C x L x A (comprimento, largura e altura) e peso bruto da carga (peso líquido da carga em si somado à sua embalagem) e, então, saber se a cobrança será pelo peso bruto ou pela cubagem, pois existe uma grande diferença no custo final, dependendo de qual for maior.
Se a carga for mais densa, a cobrança se dará pelo peso bruto (ton – tonelada) e se a carga for volumosa, os valores serão baseados na cubagem (m³ – metros cúbicos).
Outras Taxas citadas:
TRS: A taxa TRS (Taxa de Registro de Siscarga) é cobrada pela inclusão de informação da carga no sistema da Receita Federal denominado Siscarga. A taxa normalmente cobrada nos embarques LCL por emissão BL;
CDD (Cargo Data Declaration)/ ENS (Entry Summary Declaration): Sobretaxas cobradas para envio de declarações com detalhes de embarque com destino à União Europeia;
AMS (Automated Manifest System): Sobretaxas cobradas para envio de declarações com detalhes de embarque com destino com destino ou transbordo nos Estados Unidos;
THC/Capatazia (Terminal Handling Charge): A taxa de Capatazia, também é conhecida como THC (Terminal Handling Charge – Taxa de Manuseio do Terminal). A Capatazia é o valor cobrado pelo serviço de movimentação de mercadoria que é realizado nas instalações portuárias. No transporte marítimo LCL é cobrado por metro cúbico ou tonelada;
TEC: A taxa de estufagem de container (A estufagem, também chamada de ovação é o serviço de acondicionamento da mercadorias no container);
A taxa TEC no transporte marítimo LCL é cobrado por metro cúbico ou tonelada;
Desova: A taxa de Desova de container (A desova, também chamada de desestufagem é o serviço de descarregamento da mercadorias do container); A taxa de Desova no transporte marítimo LCL é cobrado por metro cúbico ou tonelada;
ISPS: A taxa ISPS (International Security and Port Security) é uma taxa cobrada devido ao código internacional de segurança de navios e instalações portuárias, para controle de acessos e monitoramento, cobrados pelos terminais e companhias marítimas. Taxa normalmente cobrada nos embarques LCL por emissão BL;
TSF (Terminal Security Fee) é uma taxa cobrada devido ao código internacional de segurança de navios e instalações portuárias, para controle de acessos e monitoramento, cobrados pelos terminais e companhias marítimas. Taxa normalmente cobrada nos embarques LCL por emissão BL;
BAF (Bunker Adjustment Factor): Essa sobretaxa é aplicada para cobrir os custos relacionados ao combustível utilizado pelos navios. Devido à flutuação dos preços do petróleo, o BAF é ajustado periodicamente para refletir as variações nos custos de combustível;
CAF (Currency Adjustment Factor): Em caso de flutuações cambiais significativas entre as moedas envolvidas no transporte, como a moeda do país exportador e a moeda do país importador, pode ser aplicada a sobretaxa CAF para compensar os impactos financeiros causados pelas mudanças cambiais;
GRI (General Rate Increase): O GRI é uma sobretaxa aplicada pelos armadores quando há um aumento geral nas taxas de frete. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, como aumento dos custos operacionais, demanda elevada ou escassez de capacidade;
PSS (Peak Season Surcharge): Durante períodos de alta demanda, como a temporada de festas de fim de ano, os armadores podem aplicar uma sobretaxa para lidar com o aumento do volume de cargas e a pressão sobre a capacidade de transporte. É importante ressaltar que as taxas e sobretaxas podem variar entre os armadores e os terminais portuários, além de dependerem das rotas de transporte e das características específicas da carga;
ISF Fee: Taxa de transmissão de informações adicionais da carga para as autoridades americanas;
LSS (Low Sulphur Surcharge): Sobretaxa ligada ao combustível de baixo enxofre, com intenção da redução da emissão de poluentes;
EBS (Emergency Bunker Surcharge)/ BRC (Bunker Recovery Cost)/ BUC (Bunker Contribution): Trata-se de uma sobretaxa de “emergência” relacionada com o combustível, aplicada pelos armadores para cobrir os gastos extraordinários derivados das flutuações no preço do combustível;
SCT (Suez Canal Transit): Sobretaxa aplicável por cargas que passam pelo Canal do Suez;
PCS (Panamá Canal Surcharge): Sobretaxa aplicável a cargas que passam pelo Canal do Panamá;
Adén (Aden Gulf Surcharge): Sobretaxa cobrada em cargas que passam pelo Golfo de Aden devido aos ataques piratas;
CSF (Carrier Security Fee) / SEC (Security Surcharge): Sobretaxa de segurança cobrada a nível portuário;
WS (Winter Surcharge): Sobretaxa que se aplica durante a temporada de inverno para cobrir gastos extras em que incorrem os portos devido a condições meteorológicas adversas;
PSS (Peak Season Surcharge): Sobretaxa aplicável pelos armadores durante a alta temporada de embarques de contêineres;
GRR (General Rate Restoration)/ ERR (Emergency Rate Restoration): Sobretaxa de “emergência” aplicada pelos armadores para recuperar os níveis dos fretes e manter a frequência dos serviços;
SEP (Special Equipment Surcharge): Sobretaxa que se incorpora nos fretes dos equipamentos standard dry, para obter o frete de equipamento especial (open top e flat rack, normalmente);
IMO (International Maritime Organization): Sobretaxa cobrada nos embarques de mercadorias perigosas;
WAR RISK ou WAR SURCHARGE: Sobretaxa de frete internacional para rotas de conflitos de guerra, eventuais ou permanentes, como Oriente Médio, Venezuela, Rússia, Ucrânia, entre outras, em que o navio, tripulação ou contêineres podem sofrer prejuízos por ataques militares ou civis;
EMERGENCY RISK: Se aplica em rotas perigosas, com grandes probabilidades de ataques piratas;
Existem outras taxas e sobretaxas que são cobradas no transporte marítimo internacional, devido a esta grande quantidade de taxas e sobretaxas, é fundamental obter cotações de frete internacional detalhadas e claras, que incluam todas as taxas e sobretaxas relevantes, a fim de evitar surpresas e garantir uma boa gestão dos custos de transporte internacional.