O AIRWAY BILL (AWB) tem um papel fundamental na logística internacional e é emitido de acordo com o padrão internacional estabelecido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pode ser emitido tanto pela Companhia aérea quanto pelo agente de carga.
O MAWB é emitido pela companhia aérea, especialmente quando se trata de cargas consolidadas ou diretas. O HAWB carrega as informações específicas relacionadas a cada processo individual de carga.
É importante observar que o MAWB sempre será registrado como “prepaid”independente dos termos de entrega (Incoterms) ou acordos estabelecidos entre os agentes envolvidos.
Vamos aos tópicos importantes do AWB:
- Dados completos do exportador e importador;
- Aeroportos de origem, destino e conexões;
- Quantidade de volumes, tipo de embalagem, peso bruto, dimensões e cubagem;
- Composições e Frete Internacional;
- Descrição da mercadoria;
- Se possui madeira ou não;
- Instrução de manuseio;
- Data da emissão;
- Assinatura do emitente;
- O MAWB possui 11 dígitos e os 3 primeiros referem-se ao código da Cia aérea. (Rastreio da carga);
- A moeda informada no MAWB pode ser diferente da moeda informada no HAWB;
- O frete é cobrado de acordo com o maior peso entre o peso real da carga (Gross weight) e o peso taxado (Chargeable Weight).
Como calcular o PESO TAXADO?
Digamos que uma carga possui 120x80x60 cm de medidas com 45 Kg. Considerando as informações em centímetros, aplicaremos a seguinte fórmula:
- Altura x Largura x Comprimento ÷ 6000.
Nesse Caso, o peso taxado é maior que o peso real da carga e será usado como base de cálculo no frete e em taxas que forem consideradas pelo CW.
- Você também poderá usar a fórmula: Altura x Largura x Comprimento x 166,667.
Vale Destacar que com as constantes atualizações do mercado e a implementação do CCT, é importante verificar as necessidades da inclusão do HS CODE (Nomenclatura Comercial de Mercadoria) no AWB, principalmente em cargas da Europa.
Jeancarlo Zaccani